segunda-feira, 21 de abril de 2014

Fichamento: Letramento: Um tema em três gêneros - Magda Soares





SOARES, Magda. Letramento: Um tema em três gêneros. Belo Horizonte: Autêntica, 2002, p. 9-36.

Segundo Magda Soares, o termo letramento é uma palavra recém-chegada, mas durante diversos momentos históricos ela foi escrita em diversos livros, esse livro que tentam explicar o seu significado, ressalta que, ao decorrer dos anos palavras adotam um novo sentido, e assim leva pensadores e estudiosos tentarem explicarem tais conceitos.
Segundo Magda Soares ela afirma: “Letramento é palavra recém-chegada ao vocabulário da Educação e das Ciências Linguística” (SOARES, 2002, p.15). Ressaltando que, embora essa palavra já existisse, ela tinha um outro sentido, afirma Magda Soares, que palavras “[...] ou velhas palavras dá-se um novo sentido.” (SOARES, 2002, p.16). Segunda a autora, estudiosos e pesquisadores do campo das Ciências Linguísticas tentam encontra um significado mais amplo, para estabelecer um sentido à palavra.
Para Magda Soares, a palavra letramento, despertou a curiosidade de estudiosos e pesquisadores do campo das Ciências Linguísticas “Na segunda metade dos anos 80, há cerca de apenas dez anos, portanto, que ela surge no discurso dos especialistas dessas áreas” (SOARES, 2002, p.15). Segundo Soares, a palavra letramento, apareceu pela primeira vez em uma obra da autora Mary Kato, de 1986 no livro No mundo da escrita: uma perspectiva psicolinguística, Editora Ática. Nesse livro, autora Magda Soares deixa bem claro, que a palavra pode ser apresentar para dar sentido a um sujeito que a língua falada é culta.
Segundo Magda Soares, depois de dois anos mais tarde, a palavra letramento reaparece em outro livro de 1988, Adultos não alfabetizados: o avesso do avesso, Editora Pontes, da autora Leda Verdiani Tfouni; nesse livro, a autora separa alfabetização de letramento, então foi nesse momento que a palavras letramento ganha uma atenção e se torna cada vez mais frequente no discurso escrito e falado de especialistas, eles tentam explica-la de forma mais completa e significativa, mais tarde, surgiu outro livro organizado por Ângela Kleiman, Os significado do letramento: uma nova perspectiva sobre a prática social da escrita.
Assim afirma Magda Soares, a primeira vez que apareceu a palavra letramento no dicionário da Língua Portuguesa, foi há mais de um século, no Dicionário Contemporâneo da Língua Portuguesa, de Caldas Aulete em sua terceira edição brasileira, é de 1974. Neste dicionário a palavra letramento é definida como:
“[...] caracteriza a palavra como “ant.”, isto é, “antiga, antiquada”, e lhe atribui o significado de “escrita”; o verbete remete ainda para o verbo “letrar” a que, como transitivo direto, atribui a acepção de “investigar, soletrando” e, como pronominal “letra-se”, a acepção de “adquirir letras ou conhecimento literários” – significados bem distantes daquele que hoje se atribui a letramento [...]” (SOARES, 2002, p.17).
A etimologia da palavra letramento, segundo o livro Letramento: Em tema em três gêneros da autora Magda Soares, é uma palavra inglesa literacy que etimologicamente, a palavra literacy vem do latim littera (letra). Quando com o sufixo –cy, que denomina quantidade, condição, estado, fato de ser.
Para Magda Soares, o termo alfabetizado, é aquele que adquire a “tecnologia” do ler e escreve, ou mesmo envolve pratica sociais de leitura e de escrita, isto tem consequência sobre o sujeito, assim afirma, que o indivíduo alfabetizado “[...] altera seu estado ou condição em aspectos sociais, psíquicos, culturais, políticos, cognitivos, linguístico e até mesmo econômico [...]” (SOARES, 2002, p.18), ou seja, Magda Soares refere-se o “estado” ou a “condição” que o grupo social passam a ter, devido o impacto dessas mudanças.
Segundo Magda Soares, a palavra letramento é um resultado de uma ação, o indivíduo transforma-se e modifica-se, é o que designado por literacy. “Letramento é, pois, o resultado da ação de ensinar ou aprender a ler e escrever: o estado ou a condição que adquire um grupo social ou um indivíduo com consequência de ter-se apropriado da escrita.” (SOARES, 2002, p.18). Assim afirma a autora Magda Soares, em seu livro Letramento: um tema em três gêneros: “Como foi dito inicialmente, novas palavras são criadas, ou velhas palavras dá-se um novo sentidos, quando emergem novos fatos, novas ideias, novas maneiras de compreender os fenômenos” (SOARES, 2002, p.19).
A sociedade no geral passa por mudanças, uma nova postura e valores estão sendo adotados devidos essa nova Era Digital ou conhecida também como Terceira Revolução indústria. Para essa autora, o letramento surgiu devido uma necessidade maior, hoje nos dias atuais, “[...] não basta saber ler e escrever, saber responder às exigências de leitura e de escrita que a sociedade faz continuamente [...]” (SOARES, 2002, p.20). Isto é, os indivíduos passam por diversas mudanças e transformações durante vários momentos históricos.
Para Magda Soares, houve uma exigência e a necessidade de classificar o letramento em níveis, “[...] avaliação do nível de letramento, e não apenas a avaliação da presença ou ausência da “tecnologia” do ler e escrever.” (SOARES, 2002, p.21-22). Isto é, o sujeito não adquirir apenas a tecnologia de ler e escrever, mas fazer uso dela em seu cotidiano, na relação com a vida social.
Segundo essa autora, nos anos 80, no Estados Unidos foi feita uma pesquisa que buscava avaliar os níveis de letramento ente jovens da faixa etária 21 a 25 anos. O primeiro nível é a habilidades de ler, compreender e utilizar texto em prosa, assim foi realizado os testes, o sujeito deveria ser capaz de extrair informação de mapas, tabelas, quadro de horários, etc., o objetivo dessa pesquisa, era identificar se o indivíduo sabia fazer uso de diversos materiais escritos, compreende-los, interpretá-los extrair informação e transformar em conhecimento.
Para a Magda Soares, letramento envolve, “[...] prática de leitura e escrita no passado (em diferentes épocas, em diferentes regiões, em diferentes grupos sociais) são pesquisa sobre letramento.” (SOARES, 2002, p.24). Assim Magda Soares deixa bem claro, que existem pessoas que são marginaliza pela sociedade, simplesmente porque não são alfabetizadas e são consideradas analfabetas, mas não leva em conta que ela vive em um mundo cheio de letras e palavras formam frases, pode ser considerada letrada porque segundo Magda Soares ela afirma que: “[...] penetrou no mundo do letramento, já é, de certa forma, letrada.” (SOARES, 2002, p.24).
Segundo Magda Soares, conhecemos as palavras letrado e iletrado; uma pessoa letrada é “[...] pessoa erudita, versada em letras (letras significa literatura, línguas)” (SOARES, 2002, p.32), já uma pessoa iletrada é aquela que “[...] não tem conhecimentos literários, que não é erudita; analfabeta, ou quase analfabeta.” (SOARES, 2002, p.32). Segundo Magda Soares, o termo letramento ainda não está no dicionário, aliás, foi introduzida muito recentemente na língua portuguesa. Assim afirma: “[...] tanto que quase podemos datar com precisão sua entrada na nossa língua, identificar quando e onde essa palavra foi usada pela primeira vez.” (SOARES, 2002, p.32).

Segundo o livro, Letramento: Em tema em três gêneros, da autora Magda Soares, na língua inglesa, a palavra Literate é conceituada como: LITERATE: educated, especially able to read and write. Que segundo a autora, a tradução é: “educado, especificamente, que tem a habilidade de ler e escrever.” (SOARES, 2002, p.36).













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